segunda-feira, 30 de abril de 2012

Where the dreams come true: o negócio da fantasia

" Se é possível imaginar, é possível realizar." (Walt Disney)

Afinal, quem nunca assistiu um desenho da Disney ou ouviu falar em Disney?

Certamente, se Walt Disney estivesse vivo, se orgulharia muito ao ver que a maioria das crianças no mundo nascidas após 1930 reconhecem seu nome.
Com a ajuda de seu irmão, Walt transformou em fato consumado seu sonho de fazer as pessoas ficarem alegres, criando uma companhia que jamais ousou imaginar.
A Walt Disney World, é o destino de viagem mais procurado por nós brasileiros, e é por esse fato que a HSM MANAGEMENT foi conferir o porquê.
A filosofia da Disney, dita por Walt é: "Atender as expectativas qualquer um pode atender, mas superar e exceder a expectativa do seu cliente que é a grande chave do negócio."

Segundo seus diretores, a Walt Disney não é mais apenas um negócio e sim uma força que dá imaginação à todas as crianças do mundo. É essa visão de si próprio que ele se organiza como um negócio, trazendo uma ideologia de não tolerar o ceticismo e promover sempre progresso visando principalmente a criatividade, os sonhos e a imaginação.

Além dessa forte missão, contam com um impulso infatigável, pois o impulso promove a mudança e o avanço em tudo que não fizer parte da ideologia central, resultando o instinto de criar, explorar, descobrir, realizar e melhorar. Foram estes, tais impulsos, que fizeram Walt Disney a inovar e arriscar na construção de seu sonho.


Vocês todos devem estar se perguntando: MAS O QUE ISSO TEM HAVER COM O RH?


Poucos conhecem o segredo da formação profissional como essa. As estatísticas apontam que a Walt Disney World é uma das melhores no gerenciamento de Recursos Humanos, tendo em vista que perdem apenas 15% de seus funcionários de primeira linha por ano.

A primeira certeza que se tem na Walt Disney World é que realmente foi projetada para atender a todas as necessidades do público, apoiando dessa forma a cultura da empresa. Baseando-se dessa forma, em três princípios:

  1. PASSADO : as tradições, história da companhia, seus princípios, seu objetivo e seu crescimento.
  2. PRESENTE: os acontecimento no dia-a-dia e o modo como as coisas estão feitas.
  3. FUTURO: a visão que aponta a direção em que se deve avançar e o melhor plano para alcançar os objetivos.

É fácil entender por que a Walt Disney é tão preocupada e eficiente com a seleção e treinamento de seu pessoal. E a resposta são os funcionários encarregados de fazer sorrir milhões de pessoas, pois a maioria são jovens e muitas vezes inexperientes. Lesley Bays responsável por seminários de treinamento na empresa, e trabalha lá desde 1975, afirma que, os produtos que eles oferecem são muito bons, mas o toque humano é que produz uma experiência boa ou ruim.
A empresa recorre amplamente à doutrinação, ao ajuste preciso e até a um certo elitismo como elementos chave de seu treinamento. Todos os candidatos a funcionários da empresa, qualquer que seja o nível ou o cargo devem obrigatoriamente participar de um curso especial oferecido pela Disney University.
Então podemos perceber que visam principalmente as pessoas e os sistemas de apoio, e quando é dito sistemas de apoio é levado em conta às tarefas dos gerentes, e ao papel dos administradores que desenvolvem sistemas que contribuam para o sucesso da organização.
Empresas como a Disney, IBM e Nissan, superestimulam os traços que definem sua imagem exclusiva. A Disney transforma a visão de Walt, o que é fundamental para os funcionários serem capazes de executar corretamente suas obrigações.

Confira agora, depoimentos, exemplos, vivências das experiências de Alexandre Slivinik sobre a excelência no atendimento e a Magia Disney.
Vídeo: Excelência no Atendimento - Exemplos Disney

Bom aprendizado!

Fonte: HSM ARTIGOS

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