domingo, 29 de abril de 2012

MULHER, a nova face da liderança

   O século XX foi marcado principalmente pelo crescimento da liderança feminina em diversos campos sociais, a entrada de novas protagonistas na cena pública obrigou a revisão do paradigma de organização da sociedade.
Sexo frágil? Acredito que não, pois hoje parece estar fora de moda dizer isso. Assim comprova dados do IBGE, em que demonstram que atualmente as mulheres vem desenvolvendo maior interesse nos estudos, sendo mais aplicadas e estudiosas que os homens, devido a isso, as empresas no Brasil, estão colocando cada vez mais as mulheres na liderança.
   O artigo de Rômulo Gutierrez (pesquisador do comportamento humano), vem abordando sobre isso. O texto aborda a força da mulher como líder, em que temos grandes exemplos de lideranças femininas no Brasil como Dilma Rousseff, Ellen Gracie, Chieko Aoki, Marina Silva e Luiza Trajano.
   Segundo o autor, a essência da liderança feminina, é definida pelas seguintes características:



1) Intuição: é o diferencial das mulheres sobre os homens, pois conseguem enxergar as entrelinhas dos problemas organizacionais.
2)Visão sistêmica: alinham e implementam estratégias benéficas para a organização sistemicamente.
3) Paciência:o instinto maternal das mulheres proporcionam a ela uma maior capacidade de lidar com situações que exigem paciência.
4)Persuasão: é o grande segredo da liderança feminina e um diferencial no mercado de trabalho
5) Sensibilidade: Pelo fato das mulheres serem mais sensíveis é comum serem solidárias com os problemas alheios de seus liderados.
6) Detalhismo: é capaz de observar o todo, sem descuidar de qualquer detalhe.
7) Eficiência: por serem detalhistas e terem intuição as mulheres tem facilidade em desenvolver e conduzir a sua equipe com eficiência

Tendo em vista que a liderança é um fenômeno comportamental baseado na capacidade de influenciar grupos e pessoas, acabei achando um vídeo interessante da Marina Silva no 36º Congresso Nacional sobre Gestão de pessoas, abordando a respeito que as mulheres tem maior capacidade de negociação e preferem convencer a ganhar pela força.

Fonte: youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário