sexta-feira, 27 de abril de 2012

O MONGE E O EXECUTIVO - uma história sobre a essência da liderança

Aproveitando que o final de semana já começou, nada tão bom como aperfeiçoar nossos conhecimentos lendo um livro.
Há 4 anos atrás, meu pai me indicou um livro excelente, já que eu já tinha tomado a decisão de que iria realmente cursar Administração, hoje, eu vejo que o livro é super indicado para nós futuros administradores, não apenas para aumentar nosso conhecimento, mas como aprendizado para a vida inteira. Recomendo e digo que vale a pena ler: O MONGE E O EXECUTIVO, de James C. Hunter.
O Monge e o Executivo, do autor James C. Hunter trata sobre a importância da liderança e do bom relacionamento entre líder e parceiros.
O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, casado e pai de dois filhos. A vida de John, parecia equilibrada em todos os sentidos, mas de repente ele percebeu que sua familia estava se desestruturando e os negócios não estavam indo bem. John estava fracassando como chefe, marido e pai. Então, o pastor de sua igreja, sugeriu que ele participasse de um retiro num pequeno mosteiro que abrigava frades da Ordem de São Bento, que viviam numa vida de oração, trabalho e silêncio. A principio John não se interessou muito, até saber que Len Hoffman, um ex executivo era um dos frades do local, em que ele era responsável pelo curso de liderança e seu nome no mosteiro era "Simeão".
No retiro as pessoas discutiam sobre liderança, em que Simeão defendeu que a base da liderança não é o poder,mas sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrificio. Durante todo o livro, John aprendeu a ser um líder de sucesso sendo servidor e responsável com as pessoas; o retiro no qual ele não pensava ir, a não ser para agradar sua mulher, mudou sua visão como executivo, marido e pai.
Tudo na vida, gira em torno dos relacionamentos, sem pessoas não há negócios. Os líderes tem essa capacidade de construir saudáveis relacionamentos, seja com clientes, empregados, donos e fornecedores, assegurando assim, um negócio estável. As pesquisas afirmam que um tratamento digno e respeitoso e a capacidade de contribuir para o sucesso da organização sempre apareceu a frente do dinheiro. Por isso, o líder tem que ser um companheiro agindo com respeito com seus parceiros. A liderança não é apenas aplicada a uma empresa ou organização , mas na vida pessoal, como na familia e as pessoas que se convive, um líder não deve ser um egocêntrico e carrasco, mas sim alguém com autoridade baseado no amor e na confiança.

Para refletir:

Pag. 33 - O Monge e o executivo
Veja também:
Entrevista com James Hunter, autor de O MONGE E O EXECUTIVO

Boa Leitura!

Bibliografia:
HUNTER, James. O monge e o executivo. 22 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
Monge e o Executivo - ADMINISTRADORES
RESUMO CAPITULOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário