sábado, 6 de outubro de 2012

"O Homem mais rico da Babilônia"


 Aproveitando que o final de semana chegou, hoje queria recomendar a leitura de um livro interessante de George S. Clason : " O homem mais rico da Babilônia", afinal, como uma boa administradora, é essencial ter leituras complementares que aprofundem ainda mais o nosso conhecimento.  
 
" Tudo que um homem conhece pode ser ensinado aos outros." (O Homem mais rico da Babilônia).
  Através dessa frase, acredito que as partes mais interessantes e importantes, possam ser compartilhadas com todos através dessa postagem, não é mesmo? Pois essas, podem contribuir tanto na nossa vida profissional, como principalmente também no nosso dia a dia.
  
O conteúdo trata de disciplina, poupança e bons costumes financeiros, o que talvez teria sido a razão para aceitação e familiarização desse conteúdo por milhares de pessoas ao redor do mundo.
  O livro nos transporta para a Babilônia, uma das civilizações mais ricas de toda a História, aonde foram desenvolvidos muitos princípios básicos de finanças agora reconhecidos e utilizados no mundo inteiro.
  
                              


  Irei transmitir através de trechos do livro, as partes mais importantes e essenciais, as quais me fizeram refletir.

" Qual pode ser o maior anseio de vocês? A satisfação dos desejos de cada dia, uma jóia, um adorno, melhores roupas, mais comida? Coisas que rapidamente se vão e são esquecidas? Ou, pelo contrário, sonhariam com bens mais estáveis - ouro, terras, rebanhos, mercadorias, investimentos que trazem bons lucros? As moedas que vocês usam no dia a dia concedem aqueles primeiros desejos. As que vocês guardam, os segundos."

Esse trecho, faz parte do capítulo: "7 soluções para a falta de dinheiro" . A mensagem, nos traz a importância de poupar dinheiro, pois não é possível fazer seu dinheiro crescer se você gasta tudo que possui(principalmente com os desejos de cada dia).

"'O que você precisa, meu jovem?' disse-lhe eu ' é de uma remuneração maior, o que faz para aumentar sua capacidade de ganhos?'

' Tudo que posso' respondeu ele. 'Por 6 vezes em duas luas procurei meu patrão para pedir-lhe aumento, mas sem sucesso. Ninguém insiste tanto assim.' "

O trecho citado, faz parte da sétima solução do mesmo capítulo: "Aumente sua capacidade para ganhar"  . Nos transmite ter atitude, comportar-se da forma a conseguir o que quer. Por em prática os planos e as decisões.

"É melhor ter uma pequena cautela do que um grande remorso."

O autor encerra o capítulo: "O negociante de camelos da Babilônia", com essa frase. Nesse capítulo, a mensagem principal é de saber onde você vai investir seu dinheiro. É necessário saber, o que o tomador pretende fazer com o dinheiro, sob pena dele não ter o retorno esperado e não lhe poder pagar juros e, quem sabe, nem o principal . É  a famosa frase: "O problema da dívida é o credor".

A verdade é que os conceitos do Homem mais rico da Babilônia permanecem muito atuais. A linguagem do livro é leve e os ensinamentos tem a virtude de serem conceituais e amplos, mas facilmente aplicados na prática.

Para saber mais sobre o livro: "O homem mais rico da babilônia", assista o vídeo a seguir:
YOUTUBE

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário