segunda-feira, 30 de abril de 2012

Where the dreams come true: o negócio da fantasia

" Se é possível imaginar, é possível realizar." (Walt Disney)

Afinal, quem nunca assistiu um desenho da Disney ou ouviu falar em Disney?

Certamente, se Walt Disney estivesse vivo, se orgulharia muito ao ver que a maioria das crianças no mundo nascidas após 1930 reconhecem seu nome.
Com a ajuda de seu irmão, Walt transformou em fato consumado seu sonho de fazer as pessoas ficarem alegres, criando uma companhia que jamais ousou imaginar.
A Walt Disney World, é o destino de viagem mais procurado por nós brasileiros, e é por esse fato que a HSM MANAGEMENT foi conferir o porquê.
A filosofia da Disney, dita por Walt é: "Atender as expectativas qualquer um pode atender, mas superar e exceder a expectativa do seu cliente que é a grande chave do negócio."

Segundo seus diretores, a Walt Disney não é mais apenas um negócio e sim uma força que dá imaginação à todas as crianças do mundo. É essa visão de si próprio que ele se organiza como um negócio, trazendo uma ideologia de não tolerar o ceticismo e promover sempre progresso visando principalmente a criatividade, os sonhos e a imaginação.

Além dessa forte missão, contam com um impulso infatigável, pois o impulso promove a mudança e o avanço em tudo que não fizer parte da ideologia central, resultando o instinto de criar, explorar, descobrir, realizar e melhorar. Foram estes, tais impulsos, que fizeram Walt Disney a inovar e arriscar na construção de seu sonho.


Vocês todos devem estar se perguntando: MAS O QUE ISSO TEM HAVER COM O RH?


Poucos conhecem o segredo da formação profissional como essa. As estatísticas apontam que a Walt Disney World é uma das melhores no gerenciamento de Recursos Humanos, tendo em vista que perdem apenas 15% de seus funcionários de primeira linha por ano.

A primeira certeza que se tem na Walt Disney World é que realmente foi projetada para atender a todas as necessidades do público, apoiando dessa forma a cultura da empresa. Baseando-se dessa forma, em três princípios:

  1. PASSADO : as tradições, história da companhia, seus princípios, seu objetivo e seu crescimento.
  2. PRESENTE: os acontecimento no dia-a-dia e o modo como as coisas estão feitas.
  3. FUTURO: a visão que aponta a direção em que se deve avançar e o melhor plano para alcançar os objetivos.

É fácil entender por que a Walt Disney é tão preocupada e eficiente com a seleção e treinamento de seu pessoal. E a resposta são os funcionários encarregados de fazer sorrir milhões de pessoas, pois a maioria são jovens e muitas vezes inexperientes. Lesley Bays responsável por seminários de treinamento na empresa, e trabalha lá desde 1975, afirma que, os produtos que eles oferecem são muito bons, mas o toque humano é que produz uma experiência boa ou ruim.
A empresa recorre amplamente à doutrinação, ao ajuste preciso e até a um certo elitismo como elementos chave de seu treinamento. Todos os candidatos a funcionários da empresa, qualquer que seja o nível ou o cargo devem obrigatoriamente participar de um curso especial oferecido pela Disney University.
Então podemos perceber que visam principalmente as pessoas e os sistemas de apoio, e quando é dito sistemas de apoio é levado em conta às tarefas dos gerentes, e ao papel dos administradores que desenvolvem sistemas que contribuam para o sucesso da organização.
Empresas como a Disney, IBM e Nissan, superestimulam os traços que definem sua imagem exclusiva. A Disney transforma a visão de Walt, o que é fundamental para os funcionários serem capazes de executar corretamente suas obrigações.

Confira agora, depoimentos, exemplos, vivências das experiências de Alexandre Slivinik sobre a excelência no atendimento e a Magia Disney.
Vídeo: Excelência no Atendimento - Exemplos Disney

Bom aprendizado!

Fonte: HSM ARTIGOS

domingo, 29 de abril de 2012

MULHER, a nova face da liderança

   O século XX foi marcado principalmente pelo crescimento da liderança feminina em diversos campos sociais, a entrada de novas protagonistas na cena pública obrigou a revisão do paradigma de organização da sociedade.
Sexo frágil? Acredito que não, pois hoje parece estar fora de moda dizer isso. Assim comprova dados do IBGE, em que demonstram que atualmente as mulheres vem desenvolvendo maior interesse nos estudos, sendo mais aplicadas e estudiosas que os homens, devido a isso, as empresas no Brasil, estão colocando cada vez mais as mulheres na liderança.
   O artigo de Rômulo Gutierrez (pesquisador do comportamento humano), vem abordando sobre isso. O texto aborda a força da mulher como líder, em que temos grandes exemplos de lideranças femininas no Brasil como Dilma Rousseff, Ellen Gracie, Chieko Aoki, Marina Silva e Luiza Trajano.
   Segundo o autor, a essência da liderança feminina, é definida pelas seguintes características:



1) Intuição: é o diferencial das mulheres sobre os homens, pois conseguem enxergar as entrelinhas dos problemas organizacionais.
2)Visão sistêmica: alinham e implementam estratégias benéficas para a organização sistemicamente.
3) Paciência:o instinto maternal das mulheres proporcionam a ela uma maior capacidade de lidar com situações que exigem paciência.
4)Persuasão: é o grande segredo da liderança feminina e um diferencial no mercado de trabalho
5) Sensibilidade: Pelo fato das mulheres serem mais sensíveis é comum serem solidárias com os problemas alheios de seus liderados.
6) Detalhismo: é capaz de observar o todo, sem descuidar de qualquer detalhe.
7) Eficiência: por serem detalhistas e terem intuição as mulheres tem facilidade em desenvolver e conduzir a sua equipe com eficiência

Tendo em vista que a liderança é um fenômeno comportamental baseado na capacidade de influenciar grupos e pessoas, acabei achando um vídeo interessante da Marina Silva no 36º Congresso Nacional sobre Gestão de pessoas, abordando a respeito que as mulheres tem maior capacidade de negociação e preferem convencer a ganhar pela força.

Fonte: youtube.com

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O MONGE E O EXECUTIVO - uma história sobre a essência da liderança

Aproveitando que o final de semana já começou, nada tão bom como aperfeiçoar nossos conhecimentos lendo um livro.
Há 4 anos atrás, meu pai me indicou um livro excelente, já que eu já tinha tomado a decisão de que iria realmente cursar Administração, hoje, eu vejo que o livro é super indicado para nós futuros administradores, não apenas para aumentar nosso conhecimento, mas como aprendizado para a vida inteira. Recomendo e digo que vale a pena ler: O MONGE E O EXECUTIVO, de James C. Hunter.
O Monge e o Executivo, do autor James C. Hunter trata sobre a importância da liderança e do bom relacionamento entre líder e parceiros.
O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, casado e pai de dois filhos. A vida de John, parecia equilibrada em todos os sentidos, mas de repente ele percebeu que sua familia estava se desestruturando e os negócios não estavam indo bem. John estava fracassando como chefe, marido e pai. Então, o pastor de sua igreja, sugeriu que ele participasse de um retiro num pequeno mosteiro que abrigava frades da Ordem de São Bento, que viviam numa vida de oração, trabalho e silêncio. A principio John não se interessou muito, até saber que Len Hoffman, um ex executivo era um dos frades do local, em que ele era responsável pelo curso de liderança e seu nome no mosteiro era "Simeão".
No retiro as pessoas discutiam sobre liderança, em que Simeão defendeu que a base da liderança não é o poder,mas sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrificio. Durante todo o livro, John aprendeu a ser um líder de sucesso sendo servidor e responsável com as pessoas; o retiro no qual ele não pensava ir, a não ser para agradar sua mulher, mudou sua visão como executivo, marido e pai.
Tudo na vida, gira em torno dos relacionamentos, sem pessoas não há negócios. Os líderes tem essa capacidade de construir saudáveis relacionamentos, seja com clientes, empregados, donos e fornecedores, assegurando assim, um negócio estável. As pesquisas afirmam que um tratamento digno e respeitoso e a capacidade de contribuir para o sucesso da organização sempre apareceu a frente do dinheiro. Por isso, o líder tem que ser um companheiro agindo com respeito com seus parceiros. A liderança não é apenas aplicada a uma empresa ou organização , mas na vida pessoal, como na familia e as pessoas que se convive, um líder não deve ser um egocêntrico e carrasco, mas sim alguém com autoridade baseado no amor e na confiança.

Para refletir:

Pag. 33 - O Monge e o executivo
Veja também:
Entrevista com James Hunter, autor de O MONGE E O EXECUTIVO

Boa Leitura!

Bibliografia:
HUNTER, James. O monge e o executivo. 22 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
Monge e o Executivo - ADMINISTRADORES
RESUMO CAPITULOS

Google sinônimo de Inovação


 "O novo paradigma da competitividade em mercados globais requer habilidade para mudar e inovar rapidamente, para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças ambientais. " (CHIAVENATO 2003)

A cultura do Google, é para alguns motivos de zueira, como mostrada pela Charge acima, mas para muitos, é motivo de muita inspiração.

O Google há tempos deixou de ser apenas uma ferramenta de pesquisa na internet, passou a ser vista de maneira curiosa e exaltante. De acordo com dois estudos feitos em 2010( "Top 100 Ideal Employer" realizada pela consultoria Universum Global e "A empresa dos sonhos dos jovens" realizada pela Cia de Talentos) apontaram que atualmente, a maioria dos jovens tem o sonho de trabalhar no Google.
O Google, é movido pela tecnologia e inovação, é por isso que sempre está em evidência pelo fato de ter uma cultura diferente das outras, pois sua cultura é bem definida e levada a risco. Se os seus funcionários são inovadores, o ambiente também tende a ser, e é justamente por colocarem esse valor em primeiro lugar, que sempre estarão a frente.
Segundo Monica Santos, gerente de RH do Google para a América Latina " Um diferencial, seguramente, é o ambiente. Além de todas as atividades lúdidas, voltadas a fazer com que as pessoas se divirtam e trabalham ao mesmo tempo . Isso está ligado com a cultura de colaboração."
A Cultura da Colaboração visa na contratação de pessoas, em que o Google estimula que os parceiros indiquem bons profissionais para trabalhar na empresa, e a cada contratação feita corretamente, o Google dá de recompensa de 5 mil reais. Um dos maiores segredos de sucesso da empresa, é o modelo colaborativo, em que a fez ganhar como uma das empresas mais bem-sucedidas da internet.

VISITE Desenvolvimento Pessoal e Organizacional

Bibiliografia:

MISSÃO.

" Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." Essas são palavras de Peter Drucker a respeito da missão em seu ponto de vista.

A missão é a finalidade da existência de uma organização, liga-se diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais foi criada a medida que representa a sua razão de ser. A missão deve ter "a cara da empresa", como uma forma de identidade.

 Um exemplo foi a Revista Veja, uma empresa que foi pioneira em divulgar a MISSÃO do fundador do Grupo Abril, que é um dos maiores grupos de comunicação da América Latina.
Victor Civita fundador da empresa, faleceu em 1990, em que foi justamente nessa época que a Revista Veja de 29 de Agosto, lançou sua edição mais importante, após a primeira. Ela deixou como capa da revista, o fato mais marcante de sua história, colocando uma foto do fundador, e de fundo a Missão da Abril, gravada em letras douradas na parede da entrada do prédio da empresa em São Paulo, como vemos na ilustração ao lado.


Maiores exemplos sobre MISSÃO nas empresas acesse o link:
LINK

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Diferença entre líder e chefe.


Estava navegando pela rede social Facebook e acabei encontrando essa imagem, para diferenciar CHEFE e LÍDER.


Fonte: Facebook.com
"Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo. Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer algo."
Líder, é aquela pessoa que possui seus seguidores atraídos pela confiança e pelo carisma, já o chefe, tem a autoridade única e exclusivamente pelo cargo que detém. Dessa forma, podemos dizer, que todo líder tem completas condições de ser um chefe, mas um chefe pode geralmente, não ter condições de ser um líder.
O líder, preocupa-se em conduzir as pessoas, dar um significado ao trabalho e convencer os liderados a defender sua causa, já os chefes apenas seguem as funções básicas de seu cargo, como planejar os trabalhos das pessoas, organizar, priorizar, manter e controlar.
Hoje em dia, para chefiar e liderar, é preciso motivar as pessoas, pois uma equipe e uma organização motivadas levam a melhores resultados, como aumento da produtividade e redução de custos e é claro, um clima agradável se de trabalhar, gerando melhores rendimentos.
Concluindo, a principal diferença entre um chefe e um líder, é que enquanto o chefe quer garantir o seu cargo a todo custo, o líder quer garantir o futuro da organização. Enquanto o chefe quer saber de quem foi a culpa, o líder busca achar o erro e consertá-lo para que se possa evitá-lo nas próximas vezes. O chefe, na maior parte, quer brilhar sozinho, já o líder quer compartilhar suas vitórias com a equipe.
É por isso, que os cargos de chefe andam sendo cada vez mais extintos, dando lugar aos gestores, pelo fato que hoje já não se pode dizer que chefia e sim gerencia as pessoas.

E então, você prefere botar a culpa? Ou achar o problema e resolvê-lo?

Fica a dica: "Os grandes líderes são aqueles que formam outros líderes." 

Bibliografia:

Afinal, o que é Gestão de Pessoas?

   Segundo Chiavenato et al (2003), Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores, que tem como função agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, proporcionando competências e competitividade à organização. É a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.


   Num modo geral e menos complexo, falar a respeito da gestão de pessoas é falar de gente, de inteligência, mentalidade, ação e proação.
   A Gestão de Pessoas, é uma área em que ao longo do tempo, sofreu mudanças e transformações.Hoje, a Gestão de Pessoas tem sido a maior responsável pela excelência e sucesso das organizações bem-sucedidas não apenas no capital intelectual, mas também pela grande importância do fator humano em plena Era da Informação.
  A Globalização dos negócios, o grande avanço tecnológico, as grandes mudanças e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, fez com que as organizações percebessem que o grande diferencial e a principal vantagem competitiva atualmente, tem sido valorizar as pessoas que nelas trabalham, pois não pode existir organizações sem pessoas, pelo fato que as organizações são conjuntos de pessoas, em que tais produzem, vendem, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas, inclusive outras pessoas.
   O foco, está em ver as pessoas não mais como um recurso organizacional, um objeto servil ou mero sujeito passivo de processo, mas fundamentalmente como um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e agregador de valor dentro das organizações.
  Gestão de Pessoas, são as novas tendências que estão acontecendo, na Administração de Recursos Humanos.

Bibliografia:
CHIAVENATO,I. Gestão de Pessoas. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

Visite Desenvolvimento Pessoal e Organizacional: http://desenvolvimentopessoaleorganizacional.blogspot.com.br/

terça-feira, 24 de abril de 2012

Prazer, Espaço RH.





SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS AO ESPAÇO RH!

   Estou cursando o 5º período de Administração na Universidade Federal de Viçosa no campus de Rio Paranaíba/MG, e gostaria de compartilhar o aprendizado adquirido na disciplina de ADE 320 - Gestão do Trabalho Humano em Organizações I.



   O Espaço RH foi criado para aperfeiçoar ainda mais sobre a Gestão de Pessoas, oferecendo aos leitores informações atualizadas e interessantes sobre o assunto, em termos de conceitos, aplicações e ideias inovadoras.


  "Lidar com pessoas" parece ser algo tão simples, mas o que seria lidar com pessoas? Como lidar com as pessoas? E por que lidar com as pessoas é algo tão fundamental atualmente?
  
  John Donne responde assim:“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti!
  Exatamente por isso, criei a montagem para ser a primeira imagem a ser postada no meu blog, pois nela se encontram pessoas que fazem parte do meu convívio, meus colegas, meus companheiros, futuros gestores e administradores e é claro a professora e auxiliadora principal da criação desse blog: Fernanda Freitas, que nos deu a brilhante ideia de montar um blog como forma de aprendizado e expansão do conhecimento sobre a Gestão de Pessoas.
  
   Acredito dessa forma, que não somos capazes de viver sozinhos, acreditando na utopia que jamais iremos precisar das pessoas para sobreviver, entretanto é necessário termos amor, amizade,sabedoria e é preciso compartilhar nossos sonhos, emoções, vitórias, fracassos, alegrias e tristezas. A convivência com outras pessoas garantem o nosso enriquecimento e alimenta o nosso conhecimento. Para um bom sucesso, não apenas empresarial, mas também na vida, é fundamental ter conhecimento , e se temos, saberemos então, lidar com as pessoas.

  Assim então, é o Espaço RH, o espaço que sempre vai completar sua informação.
 


Boa Leitura,
Prazer, ESPAÇO RH.