sábado, 20 de outubro de 2012

"Avenida Brasil" das empresas

   O assunto mais comentado do momento, seja em Facebook, programas de tv, páginas da internet ou então roda de fofocas entre amigos ou conhecidos, tem sido a respeito da novela das 21 h, da Rede Globo, Avenida Brasil. Por coincidência, um anônimo/autor desconhecido, postou em um site, uma semelhança da novela,com o cotidiano vivido por ele na empresa pela qual trabalha.
   "A trama é bem complexa e cheio de lobos em pele de cordeiros." Foi assim que a pessoa formatou a história em sua cabeça, percebendo que tal trama tinha muito a ver com algumas histórias reais da empresa, pela qual ele faz parte.
   Para contextualizar, a empresa que ele estava há pouco mais de 4 meses, é de médio porte e está deixando de ser uma empresa familiar para se formar uma empresa formal com 3 sócios de grande porte, com perspectivas de crescimento nacional nos próximos 5 anos.
   O RH que antes existia era burocrático dentro das rotinas de departamento pessoal , ou seja organizava festas incríveis dentro das empresas, no entanto a contratação dela veio para mudar tal funcionamento, pois, atualmente, o RH já está caminhando da divisão do departamento pessoal, para a atuação de maneira estratégica e diferenciada dentro das empresa.
" Tive sorte de ter no comando da empresa uma diretora que começou a quebrar paradigmas dentro da empresas. Um deles foi a divulgação sobre a real função do RH dentro do ambiente corporativo . De início ela já disponibilizou uma espaço cativo para as reuniões estratégicas da diretoria. A solicitação geral da empresa é que os gerentes modifiquem a postura, amadureçam e profissionalizem as demandas, atendendo as expectativas da empresa."

                                        

     Ela conta, que todas as vezes que o RH sai de uma reunião com a diretoria, as solicitações, começam a "pipocar" dentro da empresa. E então, quando começam as rodadas de reuniões entre gerentes e RH para se estabelecer metas, propor mudanças e prazos, começa então, a semelhança com a vida fictícia da novela "Avenida Brasil".
    "O Gerente patrimonial (mãe Lucinda) me conta histórias sombrias sobre o passado e de como quais circunstâncias levaram o Gerente Operacional (Carminha) até essa posição dentro da empresa. O Gerente Comercial (Nina) sempre sorri e me trata muito bem e vive dizendo para todos o quanto RH é importante e que logo o RH ajudará a empresa a mudar para melhor. O Gerente Financeiro (Max) vive acusando o Gerente Estratégico (Nilo) de adorar gastar dinheiro da empresa em farras particulares para conseguir novos investidores."
   O fato, é que ele deseja melhorar a situação, mas infelizmente a diretora "quer para ontem" os resultados , afirmando, que o modelos de gestão empregado por cada gerente, a deixa perdida, pois eles agem como se nada tivesse acontecendo, pois são muito autoritários.
   "Sei que não existe uma fórmula para medir esses conflitos, porém acredito que compartilhando essa história muitas ideias possam surgir e muitas outras pessoas/RH podem se identificar com essa trama e compartilhar experiências."

  A realidade enfim, tendo em vista tal situação é que é necessário acabar com muitas "Avenidas Brasil" Corporativas por aí, não acham?
   Por fim, peço desculpas aos leitores que não assistem novelas, mas acho que seria interessante mesclar a vida real com a vida de novela.

Bibliografia:
http://saladacorporativa.com.br/2012/08/avenida-brasil-das-empresas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário