sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Futebol e a Gestão de Pessoas


   Por se tratar de um esporte popular, o futebol mexe com o sentimento de pessoas por todo o mundo. Os grandes campeonatos e torneios existentes, possibilitaram fazer do futebol não só um esporte, mas um mercado que movimenta quantias exorbitantes.
   Tendo em vista o crescimento do mercado do futebol e a grande possibilidade de retorno financeiro que ele disponibiliza, os clubes começaram a se preocupar com a Gestão de Pessoas, que tem como função alcançar os objetivos organizacionais e individuais de acordo com a colaboração eficaz das pessoas.
    Para alcançar os resultados almejados pelos clubes, eles investiram pesado na formação do atleta, que conta com ajuda de psicólogos para formar atletas competentes.
    Podemos fazer uma breve comparação entre o futebol e o mundo empresarial, onde os atletas passam por recrutamentos, seleções, treinamentos e desenvolvimentos como os candidatos a uma vaga nas grandes empresas, onde logo após passar por todas estas etapas, o atleta terá condições de dar o retorno esperado pelas equipes depois do grande investimento que foi feito. Por ter uma constante entrada e saída de atletas, foi necessário aprimorar ainda mais a qualificação dos mesmos, pois essa alta rotatividade existente no futebol gera inúmeros prejuízos, como por exemplo, custear a contratação de um novo profissional, ou até o desligamento do mesmo.
      Com essa inovação no mercado do mundo da bola, houve o surgimento de novas profissões, dentre elas a do Administrador Esportivo, que é responsável pela contratação e regularização dos atletas, em outras palavras podemos dizer que é responsável pela parte burocrática. Por fim, podemos concluir que a Gestão de Pessoas é fundamental em um mercado frequentemente aquecido como o do Futebol, onde tem eventos de grande magnitude como a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário