domingo, 6 de maio de 2012

" Manda quem pode, obedece quem tem juízo "


Afinal, por que esta frase tão antiga insiste em estar tão presente no mundo das organizações?



  Analisando o contexto no qual esse paradigma é desenvolvido, identificamos facilmente um poder que se estabelece insistentemente. Valores como repressão e autoritarismo são usados como escudo para a insegurança, ao se deparar com situações novas, onde o poder se confronta com o status.
  As opiniões e conclusões que as pessoas compartilham, formam o contexto da organização onde, traduzem a forma de como ela irá atuar.
    A frase " manda quem pode, obedece quem tem juízo", mostra uma relação onde aqueles que obedecem tem o compromisso da responsabilidade pela ação.
    O auto conhecimento e a humildade são essenciais para romper esse paradigma, que incluem crenças e valores pessoais, onde é fundamental uma mudança para desaprender velhos hábitos.
    Por fim é necessário que haja ganhos de ambos os ambos os lados (para quem o estabelece e para quem o fomenta) para que então um valor se firme nas interrelações.

Para refletir:
" Não há nada mais difícil para assumir, mais problemático para conduzir ou de sucesso mais incerto, do que liderar a introdução de uma nova ordem. Porque inovação faz inimigos aqueles que se deram bem nas condições antigas e apenas defensores mornos entre aqueles que podem se dar bem nas novas." (MAQUIAVEL)

Bibliografia:
GESTÃO DE CARREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário