sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Relembrando...

O retorno das aulas, foi como o esperado! Rever os amigos, os colegas, a faculdade e relembrar tudo que começamos a estudar no início do semestre foi bastante proveitoso para deixarmos a memória ativa novamente e pegar o pique do semestre que tivemos que interromper.
  Hoje, queria compartilhar algo que foi relembrado no dia 26/09/12 na aula de RH com a professora Fernanda Freitas, em que ela ensinou de uma maneira fácil, simples e criativa, sobre o significado de algumas palavras que no decorrer do dia a dia ainda me deixavam com dúvidas!



MISSÃO: A letra M, nos faz imaginar pés no chão, o que nos demonstra o agora, o que está acontecendo. Representando sua razão de ser.
  Missão é o propósito da existência de uma organização, é o que define a existência, ligando-se diretamente aos seus objetivos institucionais e aos motivos pelos quais foi criada.
  




                     
  VISÃO: A letra V, nos faz imaginar braços abertos para o céu. Braços abertos significam busca, esperas e pedidos. Demonstrei através do desenho, os olhos, pelo fato de ser visão. Olhos, significam enxergar o além, ter olhos para o futuro.
   Visão é o objetivo da organização, é aquilo que se espera tornar em um determinado espaço e tempo. É um plano, uma ideia que demonstra o que a organização quer realizar futuramente.






    EFICIÊNCIA: O acento circunflexo, nos faz imaginar os telhados de uma casa. A casa nos faz pensar no nosso ambiente interno. Ou seja, dentro da empresa.
    Eficiência diz respeito a produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. É o nível operacional: realizar as operações com menos recursos, menos tempo, menos orçamento, menos pessoas, menos matéria prima.


EFICÁCIA: O acento agudo, nos faz imaginar uma seta indicando para cima. Ou seja, algo direcionado. Como forma de entender, imagine que a seta nos leve ao ambiente externo.
 Eficácia está relacionada a escolha, e após escolher, decidir o que fazer de maneira produtiva na qual leve a eficiência. De acordo com Krieser(2009), é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo. A eficácia está relacionada ao nível tático(gerencial).


Bibliografia:
 Aula de RH - 26/09/12 - Fernanda Freitas
 Desenhos: Karine Katagiri
SEMPRE TOPS
BAGUETE


Visite também: http://desenvolvimentopessoaleorganizacional.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário